Na Sieve, lidamos com inúmeros dados que, após filtrados e compilados, se tornam um importante instrumento de inteligência de mercado para a indústria.  Mas, ainda existem profissionais e empresas com dúvidas sobre a forma como estes dados são coletados e inseridos na plataforma.

Por esse motivo, na sequência desse post, vamos explicar qual a origem dessas informações – que apresentam um panorama para que seu negócio consiga acompanhar o desempenho de seus produtos em lojas virtuais – e como tais dados são coletados pelo Sieve Brand.

 

Como funciona o crawler da Sieve?

O processo começa pelo crawler, ou seja, o robô desenvolvido pela Sieve para a coleta de dados. Esse crawler, que atua para a captação de dados a serem exibidos na plataforma, é capaz de ler diversas informações como a url de um site, nome do produto que é exibido no site, preço cheio e preço com descontos para pagamento à vista, descrição, imagem, além de outras informações que forem solicitadas pelo cliente Sieve – desde que essas sejam públicas.

Vamos acompanhar o processo na prática. Para isso, vamos analisar a imagem abaixo:

dados sobre concorrentes

Vamos imaginar que a Fabricante X contratou os serviços da Sieve e quer monitorar esse produto. Ela vai preencher o gabarito com todas as informações que precisam ser analisadas e encaminhar para o suporte da Sieve.

Nesse documento, precisam conter o site que será monitorado e informações específicas do produto. Depois que as informações forem conferidas –  o chamado matching – o crawler passará a fazer buscas com os parâmetros pré-estabelecidos, como os da imagem acima, onde são verificados características, nome, preço e imagem. Além dessas informações de análise, o fabricante também será capaz de verificar se o produto está indisponível nas lojas analisadas.

 

A Sieve só coleta informações públicas

É importante frisar que os dados sobre concorrentes que acessamos são sempre informações públicas de um produto, ou seja, os mesmos dados que qualquer consumidor pode ver. O robô automatiza o trabalho que alguns colaboradores teriam para acompanhar diversos produtos – em sites diferentes – e reúne tudo que ele consegue rastrear em um único espaço. Com isso, somos capazes de oferecer informações estratégicas para seu negócio.

 

Informações são preservadas

A ferramenta da Sieve é mais completa do mercado e permite que sejam feitas personalizações e análises do conteúdo digital para a indústria (imagem, nome e descrição do produto). Por esse motivo, todo o gerenciamento de dados externos e integrações com sistemas como o Google Analytics, por exemplo, é feito sob a regência da empresa. Essas informações ficam restritas aos usuários autorizados pelo próprio cliente.

Nosso trabalho é o de reunir todas estas informações disponíveis de forma simplificada, de maneira que seja possível dispensar os altos custos com profissionais que seriam demandados de uma empresa que desejasse fazer algo assim manualmente. Além disso, poupando o tempo que ela levaria na coleta e gestão destas informações pelo processo não-automatizado e seguindo as melhores práticas de segurança para que dados sigilosos sejam preservados.


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Qual a origem dos dados coletados pela Sieve?

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