o que é buy box

Ser a oferta em destaque nos marketplaces é o sonho de qualquer lojista. Entenda melhor o que é e a relevância da buy box

Os sellers, nome dado a quem vende no marketplace, já perceberam que, para melhorar ainda mais o desempenho de suas vendas nesse estratégico canal, é preciso buscar a buy box. Mas você sabe o que é ela?

Imagine que o marketplace seja um shopping, onde todas as lojas da mesma categoria ficam localizadas nas mesmas regiões. Imagine que em cada uma dessas categorias exista uma loja com espaço maior, e com mais apelo visual. Embora as outras lojas também possam vender, as chances da loja com maior destaque ser mais visada e obter mais negócios fica ainda maior. É justamente o que ocorre com a buy box no marketplace.

buy box é um mecanismo que ajuda o consumidor a visualizar mais rapidamente os vendedores que geralmente estão mais preparados para atendê-lo, seja por terem melhor reputação, estoque para o produto, preços competitivos, entre outros fatores.

Como funciona a buy box?

Quando o consumidor acessa um e-commerce que opera como marketplace – como a Americanas.com, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Ponto Frio, Netshoes – ele vai escolher o item que tem interesse, clicar sobre ele e ser direcionado até a página do produto. No marketplace, ele terá essa visão:

buy box americanas

Note que o produto fica em destaque, com valor de venda e formas de pagamento. Acima da oferta existe um hiperlink direcionando para ofertas de 13 outros sellers que também vendem esse item. Ser o lojista da buy box é ganhar esse grande destaque, ou seja, é ter seu produto mais exposto para o consumidor.

Além de aumentar as chances de venda, a buy box é um canal estratégico para a divulgação da marca. No canto superior direito, é possível ver uma inscrição de “vendido e entregue por”, onde fica o nome da loja que está em destaque, ou seja, o cliente tem acesso a essa informação importante. Vale destacar que os sellers podem ganhar destaque mesmo quando o próprio e-commerce comercializa os produtos. Ou seja, se o seller “X”, oferecer condições melhores que a Americanas.com, é ele quem ganha o destaque na página do produto.

Aquele link em que ficam localizados os outros vendedores do produto é chamado de seller box. Dependendo de sua estratégia, fazer parte dela também pode ser um bom negócio. Mas claro, não é a mesma exposição facilitada pela buy box.

Como fazer parte da buy box?

Isso é relativo, já que cada canal pode adotar um modelo próprio para seu marketplace, mas alguns critérios são básicos.

Avaliação do cliente: ter bom atendimento é fundamental, já que os clientes fazem uma avaliação de como se relacionaram com o seller. Para o consumidor, isso pode levar em consideração vários aspectos como o cumprimento do tempo de entrega, em que condições o produto foi entregue e, entre outros, como foi tratado em casos em que foi preciso uma logística reversa, ou seja, quando o cliente precisou devolver o produto, ou então outro atendimento pós-venda.

Preço competitivo: o preço precisa ser competitivo para que o produto tenha chances de se tornar buy box. Claro que conseguir esse espaço envolve outros aspectos, mas o preço é um pilar importante. Por isso, monitore a concorrência e entenda qual a melhor estratégia de preço para seu e-commerce.

Tabela de frete competitiva: assim como o preço, o frete é outro critério importante para conseguir o devido destaque no marketplace – fora que ele também é decisor para que o cliente efetue a compra. Então, procure desenvolver parcerias com operadores logísticos e trabalhe para melhorar a tabela, mesmo que apenas para regiões estratégicas para você.

Estoque: com o destaque, mais pedidos devem chegar. Por esse motivo, é fundamental contar com uma quantidade mínima de estoque, já que isso evita a venda de produtos sem que existam peças estocadas para ele. Esse critério também é adotado para que os produtos de selles dos marketplaces também entrem em ações promocionais, como e-mails marketing.

Seguindo essas dicas é possível se destacar no marketplace fazendo parte da buy box. Mas como cada canal tem suas peculiaridades, vale se atentar às regras que servem para cada um deles.

 

 


Compartilhe essa postagem

O que é buy box e como ela é importante?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *