O que é o Monitoramento de Marketplaces?

post_blog_sieve_novembro_o_que_e_monitoramento

O Monitoramento de Marketplaces é um serviço oferecido pela Sieve que analisa diariamente os principais indicadores de competitividade do seller e gera um relatório que identifica todas as urls de produtos para que os responsáveis pelo negócio tomem decisões que irão otimizar a margem e a conversão de suas ofertas.

Abaixo listamos algumas informações fornecidas no Monitoramento de Marketplaces que dão um panorama para o seller analisar o posicionamento de seus produtos.

Quero o monitoramento para minhas ofertas

completo

De todos os produtos ofertados, em 51% deles o seller do exemplo está com seus itens posicionados na buy box e 49% os itens estão fora da buy box.

Na buy box

Em muitos casos, para 66% dos produtos que estão na buy box, o seller está sem concorrentes (sozinho) e nos outros 34% ele está com concorrentes (acompanhado).

Na buy box, porém acompanhado

O seller tem o menor preço em 66% das ofertas em que está na buy box e acompanhado e um gap de preço de -13% em relação ao segundo colocado. Isso significa que ele poderia diminuir o gap para algo como -6,5% (metade) e ainda teria o preço mais baixo, porém com uma margem um pouco maior que a atual.

Ele possui um preço mais alto que ao menos 1 outro concorrente, e mesmo assim está na buy box com 1024 itens nessa situação. O gap de preço dele para o seller que possui a oferta de menor valor é de +2,5%. Isso significa que mesmo tendo seu produto vendido 2,5% acima do seller com o item mais barato, ele consegue ser a oferta principal porque fatores como frete, prazo de entrega e boa reputação tiveram uma influência na avaliação.

Fora da buy box

Uma soma de 8606 (ou 49% do total) de produtos vendidos por esse lojista estão fora da buy box.

Fora da buy box, com maior e menor preço

O seller tem o menor preço em 17% dos casos em que está fora da buy box, com um gap de preço de -6% (ou 6% mais barato) que a oferta que conquistou a buy box. Isso significa que mesmo com a margem diminuída, ele precisa avaliar seu frete, prazo de entrega e avaliação dos clientes porque estes fatores podem ser a razão dele não conquistar um posicionamento melhor.

Por outro lado, entre os produtos dele que não estão na buy box, em 83% dos casos, ou seja, para 7167 itens vendidos, ele possui o preço mais caro que a oferta da buy box, com um gap de preço de 23% acima da oferta principal. Um pequeno ajuste poderia ajudá-lo a competir melhor por esta posição.

Quero o monitoramento para minhas ofertas

Como você vê, são muitos os insights fornecidos pelo serviço de Monitoramento de Marketplace e que dão melhor visão de negócio ao seller, permitindo que ele tome decisões cada vez mais assertivas sobre o preço de seus produtos no marketplace.

 


Comentar! Publicado em Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *