monitorar o marketplace

Analisar diariamente o preço dos produtos no marketplace é um ponto relevante para eleger a oferta do buy box, o espaço onde é exibida a oferta principal. Entretanto, não podemos falar de precificação dos produtos sem antes tocarmos em um aspecto estratégico para quem está nos marketplaces.

Esse aspecto é o monitoramento do marketplace e que dará visibilidade dos principais indicadores que o seller precisa conhecer como, por exemplo, quem são seus concorrentes, a porcentagem de suas ofertas que estão no buy box, quando o buy box começa a priorizar outros fatores além do preço, qual o frete e prazo de entrega para os CEPs mais visitados pelos consumidores, qual o mix de preço e frete e percepção do preço do segundo colocado. Todos estes fatores permitem que o seller melhore a margem sem perder o posto de melhor oferta.

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Indicadores que o seller deverá observar antes de alterar preços de seus produtos

1)

Conhecer seus concorrentes, inclusive outros novos que, eventualmente, venham competir pelo mesmo mercado que você é uma forma de saber quais ofertas monitorar porque podem afetar diretamente os rumos de seu negócio.

 

2)

Quando você analisa sua porcentagem diária de buy box, consegue ter visibilidade de quais situações poderá melhorar seu preço para disputar esse posicionamento de principal oferta e quando o marketplace priorizou outros fatores além do preço. Como? Se você tem o menor preço e está fora do buy box, o que pode ser identificado no monitoramento, isso é um belo indicador que deverá se atentar a outros pontos.

 

3)

Quando você tem uma boa percepção do frete e prazo de entrega dos produtos e quais são os CEPs mais visitados pelos clientes, você consegue entender melhor como trabalhar o preço de seus produtos. Essa percepção te ajuda a negociar melhor o frete destes produtos para os principais endereços, por exemplo, e otimizar a margem de lucro.

 

4)

Observar que mesmo estando no buy box há uma grande diferença entre seu preço e o do segundo colocado é um fator que te dá maior segurança para você aumentar um pouco seu preço e, consequentemente, a margem de lucro. É possível saber como manter a oferta mais competitiva, mas ganhando um pouco mais do que o gap que há entre seu preço e o do segundo colocado.

 

Como você vê, o monitoramento atua como um auxiliar na gestão do negócio no marketplace porque é uma bela ferramenta de inteligência para o seller. Ele dá insumos para quem quer construir estruturas sólidas, com visão estratégica e tomando decisões embasadas, sem riscos de perdas por uma percepção parcial do comportamento do mercado.

 


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Por que é importante monitorar o marketplace antes de alterar preços dos produtos?

Uma ideia sobre “Por que é importante monitorar o marketplace antes de alterar preços dos produtos?

  • 21 de novembro de 2016 em 18:54
    Permalink

    E quando o produto possui variações de cores e tamanhos e dificilmente há buy box compartilhado? Ex: setor calçadista. Como monitorá-los?

    Resposta

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