Em quais produtos aumentar o preço e otimizar a rentabilidade no marketplace

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O Monitoramento de Marketplaces dá vários insights para o seller ser mais competitivo e conseguir se posicionar na buy box, aumentando sua rentabilidade. Mas é fundamental saber interpretar as informações para identificar quando é oportuno aumentar seu preço, melhorando a margem e, claro, ganhar mais sem riscos de perder negócios.

Antes de explicarmos como fazer essa análise, é preciso compreender melhor o gráfico abaixo, que é um modelo de relatório realizado pela Sieve:

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Nele podemos identificar o percentual de produtos que são e que não são buy box – no exemplo trabalhado, o seller possui 51% de seus produtos (8.888, de 17.494) na buy box.  

Então, onde aumentar o preço no marketplace?

Note, pela imagem abaixo, que dentre os produtos que o seller oferece, exemplificado neste texto, em média, ele cobra 13% menos que a concorrência quando possui o menor preço e está na buy box.

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Nesse cenário é possível aumentar o valor praticado para o produto e, com isso, melhorar as margens sobre ele. Nesse exemplo estamos trabalhando com 13%, mas esse valor pode variar ainda mais.

No gráfico abaixo você pode identificar uma comparação de diferentes sellers e que mostra a diferença de preço entre alguém que já esteja na buy box para a segunda melhor oferta.

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Perceba que existem sellers com 26% de variação, ou seja, nestes itens, é possível melhorar muito mais a margem alcançada e ainda assim se manter competitivo. Abaixo segue um exemplo prático de como você pode acompanhar a evolução dos indicadores gap de preço com a rentabilidade:

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Dados fictícios

De maneira simplista, esse tipo de análise permite identificar, de forma direta, onde a empresa está deixando de ganhar mais dinheiro.

 


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