O Monitoramento de Marketplaces dá vários insights para o seller ser mais competitivo e conseguir se posicionar no buy box, aumentando sua rentabilidade. Mas é fundamental saber interpretar as informações para identificar quando é oportuno aumentar seu preço, melhorando a margem e, claro, ganhar mais sem riscos de perder negócios.
Antes de explicarmos como fazer essa análise, é preciso compreender melhor o gráfico abaixo, que é um modelo de relatório realizado pela Sieve:
Nele podemos identificar o percentual de produtos que são e que não são buy box – no exemplo trabalhado, o seller possui 56% de seus produtos (378, de 671) no buy box.
Então, onde aumentar o preço no marketplace?
Note, pela imagem abaixo, que dentre os produtos que o seller oferece, exemplificado neste texto, em média, ele cobra 13,2% menos que a concorrência quando possui o menor preço e está no buy box.
Nesse cenário é possível aumentar o valor praticado para o produto e, com isso, melhorar as margens sobre ele. Nesse exemplo estamos trabalhando com 13,2%, mas esse valor pode variar ainda mais.
No gráfico abaixo você pode identificar uma comparação de diferentes sellers e que mostra a diferença de preço entre alguém que já esteja no buy box para a segunda melhor oferta.
Perceba que existem sellers com 26% de variação, ou seja, nestes itens, é possível melhorar muito mais a margem alcançada e ainda assim se manter competitivo. Abaixo segue um exemplo prático de como você pode acompanhar a evolução dos indicadores gap de preço com a rentabilidade:
Dados fictícios
De maneira simplista, esse tipo de análise permite identificar, de forma direta, onde a empresa está deixando de ganhar mais dinheiro.