post_blog_sieve_novembro_influencia_reducao_de_preco

Esse texto também poderia ser intitulado como “quando diminuir o preço no marketplace”, já que visa ajudar em uma das principais “dores” de quem vende no marketplace: redução de preço e sua influência na buy box – sem falar do impacto em receita.

O preço não é único critério para conseguir destacar seu produto no marketplace, outros fatores, como frete e atendimento ao cliente, também interferem no posicionamento do item perante a concorrência, mas o preço do produto é um critério importante que está totalmente na mão do seller.

Para conseguir entender, de forma objetiva e clara, quais produtos precisam ter preços alterados (para baixo) é necessário monitorar de forma inteligente o comportamento de seus itens se comparado aos de outros sellers, e entender quantas das suas ofertas estão ou não na buy box Ao realizar esse monitoramento é possível chegar a um cenário como esse:

0412

Nesse caso teremos duas análises:

1 – Redução de preço dos produtos que não são buy box

O primeiro foco de redução deve ser dado para os produtos que não são buy box. Essa necessidade se dá pelo fato deles não estarem em posição de destaque no marketplace.

04121

Note que, no exemplo apresentado acima, dentre o portfólio de produtos do seller que não são buy box, 21% já possuem o menor preço. Nesse caso, outros aspectos podem ter influenciado este posicionamento fora da buy box, conforme explicamos nesse texto.

Já para os outros 79% do portfólio é possível identificar que estão acima, em média, 12% do preço praticado pela concorrência que é buy box. Nessa linha e entendendo que, de todos os fatores, o preço é aquele que está 100% em suas mãos, uma primeira ação para melhorar o posicionamento do produto será diminuir o preço dos produtos que não são buy box e que têm preço maior do que o praticado pelo seller em destaque.

Quero o monitoramento  para minhas ofertas

Quando feita essa alteração será preciso acompanhar, por meio de monitoramento, como foi o desempenho desse produto nos dias seguintes e entender se os preços ajudaram, ou não, no posicionamento do item.


Compartilhe essa postagem

Como a redução de preço influencia a posição na buy box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *