monitoramento de marketplace

O monitoramento de marketplace é a melhor forma de acompanhar seus resultados ao vender nestes canais, além de identificar as estratégias de preço e posicionamento de seus concorrentes. Ele permite que o seller, nome dado ao vendedor desse canal, tenha uma boa ideia de quantos lojistas estão concorrendo com ele e quantos deles possuem um posicionamento melhor por preço.

buy box marketplace
Vendido e entregue por: mobay – essa é a loja da buy box. Logo acima, estão outras 3 ofertas para o produto.

Essa percepção é bem relevante para quem pretende ser mais competitivo pelo preço e buscar este que é um dos fatores que, ao lado de frete, tempo de entrega e reputação, influenciam a escolha da buy box, que é a oferta em destaque no site onde você vende seus produtos.

 

O que observar no monitoramento de marketplace?

Qual a quantidade de produtos que você vende? Desse total, quantos deles aparecem na buy box nos marketplaces que você vende e em quais casos você é o único seller a possuir estoque para eles? Com a ferramenta de Monitoramento de Marketplace da Sieve é possível obter estes dados e entender quantos produtos você ainda pode ajustar para tentar colocá-los na buy box ou melhorar margens já que você está exclusivo na venda deles.

monitoramento-de-marketplace

Quantos dos seus produtos vendidos no marketplace são exclusivos, estão indisponíveis ou foram removidos e quantos deles estão ganhando ou perdendo por preço? Essa é uma informação importante sobre os itens integrados que pode impulsionar mudanças de estratégias, como saber que você é o único seller a ter um determinado produto (exclusivo) e melhorar sua margem. Ou então, verificar quando estiver perdendo por preço se não consegue competir por ele reduzindo um pouco a margem sem comprometer o negócio.

Essa percepção também está disponível para quem faz o monitoramento de marketplaces.

produtos no marketplace

Se a buy box é a “medalha de ouro” nas vendas do marketplace, que medalha você ganharia se olhasse as vendas de todos os seus produtos? Em quantos você aparece no primeiro, segundo ou terceiro lugares? Essa percepção te ajuda a definir posições que sejam relevantes para um e outro produtos, como escolher manter-se em terceiro lugar para a venda do produto “x” e brigar pela primeira posição no produto “y”.

posicionamento buy box

O monitoramento na prática!

Para entendermos melhor como o monitoramento da Sieve funciona, vale explicar antes como esse processo se aplicaria para quem pretendesse fazê-lo manualmente.

Vamos então a um cenário hipotético de como essa análise seria para um seller com 1.000 itens vendidos nos marketplaces.

 

Tempo estimado da análise de cada produto sem Sieve: 15 segundos por produto

Número de ofertas que você possui: 1.000 produtos (valor da simulação)

Total de segundos demandados sem a Sieve: 15.000 segundos

Em minutos: 250min

Em horas: 4,17 horas/dia para uma única análise de todos os seus produtos

 

Mensalmente (30 dias), este seller precisaria dedicar pouco mais de 125 horas nesta análise, considerando que ele quisesse manter um histórico diário de seus produtos. Isso, ou 250 horas caso quisesse duas ou 375 horas, caso quisesse obter três análises de preço diárias por marketplace, algo que é possível ser feito usando a Sieve, de forma instantânea e com muito mais precisão nos dados.

Após esse processo de levantamento das informações, ainda seria preciso dedicar um tempo adicional para ordenar a quantidade de produtos que estão dentro e fora da buy box, quando seu preço é ou não o mais barato, etc, e com isso obter insights estratégicos para tomar decisões orientadas ao preço em UM único canal que você venda. Claro que com esse longo processo, a tomada de decisão poderia vir tardiamente, quando o cenário já fosse outro e assim o seller ficaria correndo em círculos, sem tomar uma decisão realmente estratégica na hora oportuna.

O Monitoramento da Sieve vai em uma direção muito mais completa, porque usa uma base de dados e um sistema inteligente que monitora informações relevantes gerando análises instantâneas. Todas as informações são coletadas de forma automatizada, o que ajuda a evitar falha humana e a organização e classificação dos dados também permite que o gestor faça uma análise mais madura, focada e tome ações rápidas no preço, o que é essencial em um mercado tão dinâmico como o do comércio eletrônico.

 

Ações que você pode tomar:

Fora da buy box e com o preço mais alto > baixar o preço onde tiver margem para disputar a buy box

Na buy box e com menor preço > identificar o gap entre seu preço e do segundo colocado e reajustar um pouco a margem, se achar relevante

incremento de vendas na buy box
Baixe nossa planilha de incremento de vendas na buy box e veja uma estimativa do valor que poderá se somar em suas vendas caso você utilize o Monitoramento de Marketplace e faça os ajustes necessários!


 

 

Compartilhe essa postagem

Monitoramento de marketplace: na prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *