Conheça as mudanças no boleto bancário e saiba quando a nova regra irá abranger seu negócio

mudanças no boleto bancário

Conforme anunciado no último ano, em 2017 haverá mudanças no modelo de emissão do boleto bancário no Brasil. Quem está conduzindo essas mudanças é a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN.

Diferente do que ocorria até então, todos os boletos bancários deverão ser registrados na plataforma de cobrança da FEBRABAN e devem conter nome e CPF ou CNPJ do cliente. Para o consumidor, esse novo modelo permitirá o pagamento do boleto em qualquer instituição bancária ou em lotéricas, mesmo que o prazo de validade já esteja vencido.

Essa mudança não será feita de uma hora para a outra, ou seja, serão cumpridas etapas para que bancos e empresas consigam se organizar.

A mudança passa a valer a partir do dia 13 de março para boletos com valor igual ou superior a R$ 50.000,00 e será implementada, aos poucos, para outras faixas. A previsão é que as novas regras passem a valer para todos os boletos a partir do dia 15 de dezembro, quando os documentos emitidos para valor igual ou inferior a R$ 199,00 também passarem a contar com os dados dos clientes.

 

Confira abaixo o cronograma de implantação:

1801

 

Pontos de atenção:

Hoje, sem o registro, o banco emissor só cobra a taxa de liquidação com o débito do boleto, ou seja, quando o cliente efetua o pagamento. Fora isso, com algumas exceções, não existe custo para sua loja virtual caso o pagamento não seja feito pelo cliente.

No novo cenário, além do valor de liquidação do boleto, será necessário o pagamento da taxa para registro, mesmo que a compra não seja concretizada.

Por outro lado, a gestão de pagamentos por boleto será simplificada, já que será possível saber qual o consumidor efetuou o pagamento, o valor e quando, aumentando consideravelmente os dados de controle sobre os recebimentos.

É importante verificar com seu banco todas essas possibilidades e como isso impacta em sua rotina e principalmente no lado financeiro.


Compartilhe essa postagem

Mudanças no boleto bancário: tudo o que você precisa saber
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *