inteligência de mercado

Vivemos em um mundo em que criamos mais dados em um único dia do que geravamos em todo o ano 2000. É preciso saber fazer as perguntas certas diante dessa montanha de informações”.

 

Andreas Weigend, físico de Stanford

Inteligência de mercado – também conhecida como inteligência competitiva – é uma forma de análise que interage com um objetivo e busca direcionamentos para chegar até ele. É como um ciclo onde o objetivo orienta os dados, que passam a ser interpretados conforme as metas definidas. Se elas não forem atingidas, a inteligência mostra formas de aperfeiçoar resultados, que são novamente testados e comparados.

Trata-se de uma forma de entender o negócio, concorrentes, além de identificar oportunidades, tendências e comportamentos que se traduzem em dados quantitativos e qualitativos para o gestor. Ou melhor, estas análises extravasam a mera apresentação de números e os mostram de forma traduzida, em informações e ações que podem ser tomadas.

O conceito de inteligência de mercado tem se destacado porque ele seleciona e dá sentido aos principais dados para uma empresa. Isso é bastante estratégico em tempos que a tecnologia fornece uma grande quantidade de informações e temos que filtrar alguns dos mais relevantes para cruzá-los com nossas necessidades, obtendo insights para a tomada de decisão. A inteligência é sobre saber as perguntas que serão feitas, analisar os dados e enfim tomar as decisões.

 

Como aplicar a inteligência de mercado ao e-commerce?

Aqui na Sieve criamos e aprimoramos nossos softwares para obter melhores resultados para nossos clientes. Abaixo explicamos o ciclo de inteligência competitiva:

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Nossos relatórios estratégicos mostram dados organizados e estruturados para que gestores possam assimilá-los facilmente e tomar decisões rápidas, a fim de torná-los ainda mais competitivos. Um ponto importante é que oferecemos muitos insights possíveis não apenas para baixar preços, mas, muitas vezes, para subí-lo e melhorar a margem. Há muitas situações onde o gap de preço dos varejistas pode ser ajustado e, mesmo assim, mantê-los com a melhor oferta entre os e-commerces e sellers do marketplace monitorados por nós.

Cada vez mais se preocupamos com nossos clientes não só ganhem performance operacional na gestão de pricing, mas tenham uma boa ideia de quais atitudes tomar conhecendo melhor o mercado e seus concorrentes. Esse tipo de visão evita que eles simplesmente automatizem processos, sem compreendê-los, e acabem perdendo vendas ou queimando muita margem de lucro.

Para saber mais sobre como podemos ajudar varejistas do e-commerce e sellers do marketplace a serem mais competitivos, preencha o formulário abaixo e solicite contato de nosso time.  


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O que é inteligência de mercado?

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