fora do buy box

Quando percebe que seus produtos não são o destaque no buy box, os sellers podem ficar inseguros sobre quais decisões tomar e o que significa (em termos de impactos) não ser a oferta que aparece destacada.

Conheça os 7 passos para entrar e potencializar suas vendas no marketplace

Antes de tudo, cabem alguns esclarecimentos: você pode obter vendas estando ou não no buy box. Porque, seus produtos continuam aparecendo para os clientes que podem comprá-los normalmente. Por outro lado, o buy box é uma posição de destaque, como se fosse “o primeiro lugar no podium” no universo dos marketplaces. É a oferta que tem a maior visibilidade e, portanto, tende a chamar mais atenção e receber mais pedidos. Apesar disso, há sellers que não só recebem pedidos estando em outras posições como podem optar por aparecer na segunda ou terceira posição, por exemplo, caso seja esse o posicionamento de mercado deles.

O seller precisa ter visibilidade de seus produtos dentro e fora do buy box para tomar decisões fundamentadas tanto sobre os produtos que ele irá se esforçar para atingir o destaque, como para itens que ele prefere estar em outra posição mantendo a margem pouco maior.

No caso de estar fora do buy box para um SKU relevante, é possível analisar os seguintes fatores:

 

1) Seu preço é muito alto

Uma das razões mais comuns para o produto não ser buy box é quando o preço está mais elevado que o de seus concorrentes. No módulo de monitoramento de marketplace da Sieve é possível entender quando essa situação ocorre por meio do filtro de produtos fora do buy box e que não estão com o melhor preço.

imagem17021Fora do buy box + Não sou o menor = 329 produtos

Neste caso, o seller que deseja disputar o buy box pode se tornar mais competitivo baixando um pouco sua margem e experimentando o efeito desta ação no posicionamento. O único ponto de atenção aqui é conhecer o preço mínimo do produto para não baixar demais a margem e comprometer a sustentabilidade do negócio. Com esse limite de preço mínimo estabelecido, fica mais fácil testar e analisar os efeitos da mudança.

 

2) Seu frete é alto e encarece o valor final do produto

Este é um dos campos que deve ser olhado quando o filtro de seus produtos for: Fora do buy box + Sou o menor (preço), onde temos 12 produtos na imagem:

imagem17022

Se o seller tem o menor preço e está fora do buy box, isso indica que ele está sendo prejudicado por outros fatores que também compõe a escolha da oferta destacada, entre eles o frete, prazo de entrega, má avaliação do cliente, etc. O frete com valor muito alto, por exemplo, é algo que prejudica a oferta porque tende a elevar o valor final do produto, tornando a oferta um pouco menos relevante para o consumidor.

Veja um exemplo:

Item Seller 1: R$100 | Frete Seller 1: R$30

Item Seller 2: R$115 | Frete Seller 12 R$10

Item Seller 3: R$130 | | Frete Seller 3: R$30

O Seller 1 tem o menor preço, mas no combo “preço + frete”, o produto dele é o segundo colocado, perdendo para o Seller 2 que tem uma oferta melhor para o cliente final (R$125 contra R$130).

 

3) O prazo de entrega para seu produto é muito longo

Outro fator que pode impactar um produto que tenha o menor preço e mesmo assim está fora do buy box, é o prazo de entrega muito extenso. Certamente esse é um fator que impacta a vida do cliente e, por isso, também influencia a escolha do destaque.

Se duas ofertas tiverem preços e valor de frete semelhantes e a reputação dos lojistas for parecida, é possível assumir que tem mais chances de ir para o buy box aquela que entregar o produto mais rapidamente para o consumidor.

Portanto, para os itens fora do buy box e com menor preço, cabe sempre comparar esse aspecto com as propostas de entrega de seus concorrentes.

 

4) Sua reputação está comprometida em relação a dos concorrentes

Finalmente, outro fator constantemente considerado pelos marketplaces, e que costuma impactar os lojistas com queda de posição no buy box é a reputação que eles têm, obtida através da avaliação do consumidor.

Após a compra, o marketplace envia ao cliente uma pesquisa de satisfação e é onde os consumidores podem expressar o quanto gostaram do atendimento do lojista, dos processos da venda e compatibilidade entre o item comprado e recebido. Essa avaliação constrói a reputação do lojista dentro do canal e quanto melhor ele atende os clientes ou busca resolver contratempos, mais chances ele tem de ser bem avaliado. Por isso, se todos os fatores acima estão equiparados, busque entender como foram suas vendas anteriores, seu relacionamento com o cliente e como pode melhorar seu atendimento e entrega cada vez mais.

Além destes fatores, o somatório de atributos analisados na buy box pode variar de canal para canal. Por isso, cabe questionar o marketplace sobre todos os fatores que ele costuma analisar e como é seu desempenho em cada item.

Os insights do monitoramento da Sieve podem te mostrar sempre que você estiver com o menor preço e fora da buy box e isso te ajudará a olhar para elementos como frete, prazo de entrega e reputação apenas em produtos específicos, que exijam essa atenção. Já nos outros casos, você consegue acompanhar e melhorar o preço para se tornar muito mais competitivo.


Compartilhe essa postagem

Que insights obter quando seus produtos estão fora do buy box?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *