monitoramento de marketplace

Não basta entrar no marketplace, é preciso entender como sua loja tem se comportado e, mais do que isso, saber como aproveitar as oportunidades que se apresentam ao entender como a concorrência tem lidado com preço, e principalmente, como isso influencia na sua presença na buy box.

Hoje a Sieve oferece dois serviços fundamentais para quem está nesses canais: o monitoramento de marketplace e a inteligência de marketplace. Entenda como funciona cada uma delas:

 

1 – Monitoramento de marketplace

Com essa ferramenta é possível acompanhar o comportamento de seus produtos em cada canal, além de entender as estratégias de preço de seus concorrentes.

Dentre os painéis você terá acesso a:

 

Análise dos produtos que são ou não buy box

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Aqui é possível ter uma visão geral, sobre todos os produtos vendidos no marketplace, que são ou não são buy box. Na imagem acima, usada como exemplo, podemos identificar que, no Ponto Frio, o seller analisado está ganhando em 3.9% dos produtos vendidos, 61.7% dos itens são exclusivos, ou seja, ele é o único que oferece o produto. E em 3.5% ele perde a buy box.

Essa visão ampla possibilita ao seller identificar quais canais precisam ser trabalhados para aumentar os destaques da loja e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas.

 

Classificação dos produtos em cada canal

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O seller tem acesso ao dashboard correspondente a cada canal em que vende seus produtos, e pode compreender em que posições seus itens estão em relação à buy box. No exemplo acima estamos utilizando o desempenho na Americanas.com.

De todo o portfólio do seller que é comercializado nesse canal, 204 produtos estão posicionados na buy box. É possível analisar isso para todas as posições.

Esse tipo de informação permite que sejam criadas estratégias para melhorar os produtos “retardatários”. Por exemplo, a definição de metas semanais para a redução de produtos que estão no 5º lugar na buy box, ou ainda na eliminação de posições inferiores a 4.

 

Precificação automatizada

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Em parceria com a Skyhub, a Sieve possibilita que sejam criadas regras de precificação dinâmica para o marketplace. Nesse caso, é possível basear-se no preço do produto do 1º, 2º, 3º ou qualquer outro lugar da buy box. Na imagem, a estratégia está configurada para:

Precificar > Abaixo > 1,00 > do 1º colocado

Nesse caso, se o seller buy box estiver cobrando R$99,00 pelo produto, o preço será alterado para R$98,00.

O campo onde está escrito “reais” é uma caixa de seleção, onde também pode ser selecionada a opção “%”. Nesse caso, é preciso configurar até que valor você deseja estar abaixo do seller utilizado como parâmetro. Por exemplo, se o seller 1 estiver cobrando o preço de R$100,00, e você configurar para estar com o preço 5% mais baixo que o dele, o valor de seu produto será alterado para R$ 95,00, tudo isso de forma automática.

 

2 – Inteligência de marketplace

Outro serviço importante, que também está dentro do escopo de monitoramento de marketplace é a inteligência. Com ela, além das informações da concorrência, você receberá um estudo indicando o comportamento de seus produtos no marketplace e qual a variação de preço entre seus produtos e os da concorrência.

monitoramento de marketplace

Cada uma dessas análises permite identificar oportunidades únicas para seu negócio. Por exemplo:

Para os produtos que são buy box > acompanhado > sou o menor preço, é possível notar que existe espaço para melhorar as margens do negócio, pois, mesmo com alterações do valor (para cima) ainda é possível se manter com o menor preço.

Com relação ao cenário buy box > acompanhado > não sou o menor preço, também é preciso estar atento, já que alterações no preço da concorrência podem fazer com que seus produtos saiam da buy box. Por isso, saber os produtos que estão na buy box, mas que possuem valores maiores que a concorrência, permite criar um plano de ação para evitar ser ultrapassado.

Esses são alguns insights que podem ser retirados do monitoramento e inteligência do marketplace. Se quiser mais detalhes e entender como isso se aplica na prática ao seu negócio, deixe seus dados no formulário abaixo e nosso time de especialistas vai entrar em contato contigo.

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Monitoramento de marketplace: como isso pode ajudar o seu negócio

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