Você já se perguntou quais fatores o cliente considera quando avalia a oferta com a melhor condição de compra? A Sieve listou todos os principais fatores que influenciam a decisão de compra e são analisados pelo consumidor. É preciso ter atenção a cada um deles se pretende se destacar.

Preço do produto

Um dos fatores analisados pelo cliente em relação à condição de compra é o preço do produto. O cliente costuma buscar pelas ofertas mais baratas, algo que deve ser considerado pelo lojista. Por outro lado, é preciso respeitar a natureza de seu negócio, margens necessárias para se manter sustentável e a intenção de melhorar a rentabilidade. Com isso, o ideal é monitorar seus concorrentes no e-commerce ou marketplace para saber como precificar seus produtos garantindo competitividade e lucro.

 

Valor do frete

Do ponto de vista do cliente, o frete soma-se ao valor do produto, já que ele pagará as duas contas de uma só vez. Por isso, o preço deve ser sempre colocado com base nesse combo e o gestor de e-commerce precisa estar atento a ele em seu próprio negócio e durante a análise de concorrentes.

 

Prazo de entrega

O tempo que levará até que o produto chegue a suas mãos pode impactar a decisão do cliente. Por isso, vale sempre contar com opções diversificadas de entrega: de normal à expressa, para atender o consumidor esquecido que precisa adquirir o produto com urgência.

 

Reputação da loja

A reputação de sua loja e investimentos em segurança também afetam a percepção do consumidor na hora de comprar. Por isso, é preciso sempre se atentar a esses fatores, ainda que seu canal de vendas digital seja o marketplace. O cliente poderá avaliar, comentar e expressar seu índice de satisfação ao comprar com você e, caso ele fique insatisfeito, isso pode respingar em sua imagem e se tornar um impeditivo para ele finalizar a compra.

 

Parcelamento

Alguns clientes podem preferir ofertas com opções de parcelamentos da compra, especialmente quando o ticket da compra for mais alto. Neste caso, cabe trabalhar com valores menores na parcela e prolongar o pagamento quando possível. Se houver taxa de juros, mas ela estiver alinhada com a realidade do cliente, isso não será um problema.

 

Formas de pagamento

Alguns clientes podem ter o hábito de comprar via boleto e outros no cartão de crédito, por isso, esteja atento se o seu site possui flexibilidade o bastante para atender diferentes perfis de clientes.

Estes são fatores básicos para a maioria dos clientes e, por isso mesmo, os marketplaces costumam considerá-los na hora de eleger quais ofertas vão e não vão ficar em destaque (no buy box). Quando o varejista consegue trabalhar bem essas bases, ele tende a se destacar na visão no consumidor.


Entre em contato com a Sieve







Compartilhe essa postagem

Como o cliente avalia a oferta com melhor condição de compra?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *