monitoramento e inteligência de marketplace

Antes de entender a diferença entre monitoramento e inteligência de marketplace, é necessário entender a base destes dois conceitos, que são os “dados”.

Dados são um conjunto de informações quantitativas, qualitativas, categóricas ou indefinidas de uma forma lógica. Quando um dado está submetido a um propósito, ele tende a gerar uma informação. Já quando essa informação é refletida e sintetizada por nossa mente isso gera conhecimento, ou seja, inteligência.

Assim, entendemos que inteligência é produto de um dado que gerou informação e conhecimento. Da mesma forma, é isso que faz a inteligência de marketplace: ela gera e interpreta dados, além de comunicar insights a partir deles. Enquanto isso, o monitoramento irá apenas monitorar e fornecer dados, que deverão ser interpretados, considerados e cruzados por alguém que os acompanha.

Se o monitoramento de marketplace é um relatório automatizado emitido a partir do acompanhamento muito complexo de seu negócio e dos concorrentes, a inteligência é o trabalho de olhar para esses mesmos dados automáticos e analisá-los, traçar insights a partir deles relacionando-os ao objetivo que você espera alcançar.

Abaixo é possível entender melhor cada um destes serviços orientados aos marketplaces:

 

Monitoramento de marketplace: Definição de Objetivo + Monitoramento de Dados

Traz um diagnóstico de sua presença no marketplace, a partir de um sistema. Fornece um relatório sintetizado que indica onde há a possibilidade de otimizar suas vendas, melhorar margem e identificar alterações no buy box nas últimas 24h (se você manteve ou alterou o preço e o que ocorreu com seu posicionamento, etc).  

Ex: seu objetivo é aumentar margem para produtos que estão no buy box. Você consegue monitorar que possui um número “x” de produtos que estão no buy box com o menor preço, mas a diferença para o segundo colocado supera os 10%. O software apresenta essa informação e você pode decidir que esse é um cenário em que poderá aumentar sua margem em 3%, por exemplo, sem muitos riscos de perder sua posição no buy box.

 

Inteligência de marketplace: Definição de Objetivo + Monitoramento de Dados + Análise e Insights Sobre Dados + Compartilhamento da Síntese das Informações + Feedbacks Sobre Atingimento da Meta

É uma análise de dados interpretativa de sua presença no marketplace, porém mais analítica e que traz alguns insights. É o serviço que coleta os dados de monitoramento gerados por um sistema, os organiza, interpreta e gera um relatório de inteligência norteando ações que o gestor pode executar.

Ex: seu objetivo é o de “atingir o buy box para 80% dos produtos em 3 meses. Na inteligência, o trabalho seria coletar dados do seu marketplace e de concorrentes para entender como melhorar preços de suas ofertas para atingir seu objetivo. Os dados seriam então analisados, interpretados e comunicados com foco em melhorias que podem ser aplicadas para que você atinja seus objetivos.

 

Como estas duas análises podem te ajudar?

Embora cada análise possa ser mais relevante para um ou outro perfil de negócio, ambas ajudam os sellers (lojistas que vendem nos marketplaces) a traçarem estratégias, planos de negócio e de posicionamento, mais embasados.

As duas análises fornecem parâmetros para que o gestor entenda seu posicionamento nos marketplaces, compare resultados com concorrentes, identifique oportunidades e tome decisões mais assertivas para o negócio. No caso da inteligência de marketplace, trazendo análises ainda mais completas, que são ideais para quem precisa interpretar um grande volume de dados e pretende obter uma projeção estratégica de quais ações podem ser desenvolvidas para o atingimento das metas definidas.

Empresas menores tendem a começar com o monitoramento e centralizarem a análise para o gestor de e-commerce, enquanto as maiores preferem a inteligência de marketplace porque querem auxílio de soluções especializadas em pricing que irão fornecer insights mais qualitativos para o negócio.

Os dois trabalhos são relevantes porque colocam o gestor que atua no marketplace em uma melhor posição que outros lojistas que não tenham essa percepção. Ele poderá tomar decisões mais estruturadas, com uma boa análise sobre o negócio, concorrentes e seu mercado de atuação.


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Diferença entre monitoramento e inteligência de marketplace

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