curva abc

A curva ABC é uma forma de segmentar seus produtos que mais contribuem para a receita de sua empresa e os que menos contribuem. Com essa distribuição de seus produtos, é possível focar melhor seus esforços para os itens principais para o negócio e analisar, em situações específicas, os resultados de produtos intermediários e de pouco impacto em sua receita.

No entanto, ao desenvolver uma estratégia focada na curva ABC, é preciso tê-la sempre em vista, até mesmo na hora de definir seu preço de venda. Abaixo explicamos o passo a passo para desenvolver uma precificação focada na curva ABC.

 

1) Faça uma boa separação dos itens que você vende

Primeiramente, comece a segmentar seus produtos conforme a contribuição que cada um tem em sua receita. Os produtos da curva A devem corresponder aos 20% de seus produtos que mais influenciam na rentabilidade do negócio. Os produtos da curva B são uma média de 30% entre os itens com contribuição intermediária para a receita. Na curva C, devem ficar os outros 50% de produtos que pouco colaboram no seu ganho de capital.

 

2) Conte com a tecnologia para te ajudar

Um software de precificação poderá te ajudar a estruturar suas ações na curva ABC. A Sieve, por exemplo, permite a utilização de tags para segmentar todos os produtos cadastrados entre os que mais e menos influenciam em sua receita. Com isso, você ganha tempo e visibilidade de sua lista de produtos conforme a relevância deles para o negócio.

 

3) Faça análises filtrando os itens conforme a curva ABC

A estratégia de preço nunca deve perder de vista todos os produtos que você vende, mas é claro que faz mais sentido gastar a maior parte do tempo para a lista de itens da curva A, pois é ela que irá garantir sua receita. Por isso, tente manter uma gestão periódica dessa lista, dedicar um tempo intermediário para produtos com tag na Curva B e menos tempo para a tag da Curva C.

 

Seguindo estes passos, é possível organizar e gerir preços de seus produtos facilmente na Curva ABC!


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Como desenvolver uma estratégia de preço atrelada à curva ABC

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