promoções no marketplace

Alguns marketplaces possuem campanhas promocionais em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal além de datas tradicionais do e-commerce como Black Friday e Cyber Monday. Para oferecer sempre as melhores ofertas para os clientes finais, estes canais também podem convidar os sellers que vendem ali para participarem destes períodos de ofertas com seus próprios produtos.

No B2W Marketplace, por exemplo, os sellers que desejarem podem ativar promoções para alguns produtos e categorias de produtos, oferecendo descontos no preço, frete ou meio de pagamento durante as datas comemorativas. É uma oportunidade de vender mais unidades de seus itens, atraindo mais clientes.

Por outro lado, antes de aderir às temporadas de oferta de qualquer canal, o seller precisa refletir sempre sobre a seguinte questão: quais de seus produtos são realmente competitivos para se conceder descontos?

Esta questão é muito importante de ser respondida já que embarcar em uma promoção para um produto em que você não tem margem poderá comprometer o negócio. E, por outro lado, deixar de aproveitá-la se você possui um preço competitivo pode impactar na perda de vendas. Por isso, é preciso conhecer muito bem os produtos em que você é competitivo e ativar promoções adequadas somente para eles.

 

Analise quais produtos têm preço competitivo

1) Monitore seus produtos e concorrentes no marketplace

Quantos sellers vendem o mesmo item que você? Essa informação é básica para entender onde seu produto se situa e se ele está ou não em uma posição competitiva.

Pode ser uma boa estratégia embarcar na promoção do marketplace quando você conhece muito bem seus produtos e concorrentes e sabe que sua decisão será embasada em dados reais e confiáveis sobre o negócio.

Clientes Sieve podem monitorar o negócio e concorrentes com facilidade na plataforma de monitoramento de marketplace.

 

2) Identifique produtos onde você possui margem de lucro

De todos os produtos monitorados, procure separar aqueles em que você realmente possui margem para aplicar promoções. Além disso saiba o valor exato que pode baixar o preço sem comprometer a sustentabilidade do negócio em longo prazo.

Conheça: o valor absoluto do produto, o valor de sua atual margem de lucro e a porcentagem da diferença entre seu preço e o buy box. Isso te ajudará a optar por promoções que fazem sentido para sua realidade.

Isso também pode ser feito diretamente na plataforma Sieve.

 

Cadastre os itens competitivos nas promoções do marketplace

Após o filtro de seus itens mais competitivos, você poderá acessar o portal do marketplace e ativar as ofertas que façam sentido para seus produtos. Você pode incluir e excluir os itens e categorias que desejar.

Depois, revise os produtos configurados para entrar nas promoções e confirme sua participação nas ofertas para a data.

 

Monitore os preços e efeitos da promoção

Procure monitorar o comportamento de seus produtos e concorrentes durante a data de ofertas.

Mesmo que você só consiga parar para fazer a análise após o dia da promoção, é válido manter esse histórico e comparar sua estratégia com a de seus concorrentes, além de entender as semelhanças e diferenças entre os preços em duas ou mais datas diferentes.

Caso ainda não monitore seus concorrentes no marketplace, aproveite para solicitar uma demonstração da Sieve e veja como podemos ajudá-lo a definir os melhores preços para seus produtos.

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Como preparar promoções no marketplace para as grandes datas do segundo semestre?

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