desconto à vista

Aplicar desconto à vista é uma boa alternativa quando a empresa pretende aumentar rapidamente o capital em caixa. Se ela precisa equilibrar as dívidas com fornecedores, pagamento de pessoal ou despesas recorrentes, como água, luz e telefone, o desconto pode atuar como um incentivo para que o cliente efetue o pagamento em uma única vez.

Por outro lado, é importante que os valores estabelecidos no desconto não queimem tanta margem assim que poderia ser preservada no pagamento parcelado. O preço deve ser atraente, mas relevante para o negócio.

Ao conceder o desconto à vista, também é preciso ficar de olho nos efeitos que a estratégia terá à longo prazo. Analise se a empresa conseguirá sustentar um bom número de vendas nos próximos meses que seja capaz de garantir recursos para a quitação de dívidas recorrentes.

Um exemplo seria uma empresa de ar condicionado que aplicasse o desconto à vista no verão para poder gerar caixa imediatamente, para o pagamento de dívidas, mas que no inverno apresentasse naturalmente uma queda de vendas, comprometendo sua receita. Certamente, a decisão poderia impactar o caixa futuramente, acumulando mais dívidas não quitadas.

Incentive o desconto à vista quando: desejar obter maior liquidez de caixa para comprar produtos, pagar dívidas, custos recorrentes ou investir na empresa.

Incentive a venda à prazo quando: desejar manter clientes habituais, atrair novos clientes, receber um valor mais alto pelo total da compra com recebimentos mensais, à longo prazo.

Outro ponto a se observar é o comportamento do seu cliente e quanto ele está inclinado a preferir o pagamento à vista.

Alguns perfis de cliente podem preferir pagar parcelas pequenas por um item para não abrir mão de um grande volume de dinheiro de uma só vez, o que comprometeria o orçamento doméstico. Mesmo que o item à vista saia mais barato, o montante necessário para quitar um produto com ticket médio alto pode estar fora de suas realidades. Por isso, compreenda seu público antes de escolher quais itens terão o desconto.

Fora isso, não deixe de analisar se o desconto realmente será o melhor caminho para gerar receita para você. Diferentes perfis de negócio podem encontrar resultados em estratégias diferentes, onde o desconto é sim uma delas, porém não a única.


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Como aplicar desconto à vista na venda de seus produtos?

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