monitorar concorrentes diariamente

Monitorar concorrentes todos os dias é uma forma dos varejistas garantirem visão estratégica sobre o negócio, mercado e concorrentes, além de tomar decisões mais acertadas. A prática pode ajudar na hora de ajustar preços com agilidade, mantendo o fator de serem atraentes para o consumidor, mas gerando rentabilidade com um markup saudável para o negócio.

Abaixo estão as principais razões para monitorar seus concorrentes todos os dias:

 

A competitividade está acontecendo agora

Sim. Enquanto você lê esse texto, algum concorrente já está analisando o mercado e tomando decisões sobre suas ofertas. Se você não tiver um planejamento de monitorá-lo todos os dias ou utilizar uma plataforma de inteligência para isso, pode demorar muito a tomar ações, ficando sempre atrás dos demais.

 

A frequência identifica a dinâmica dos preços

Se você acompanha os preços diariamente, especialmente mantendo anotações, manuais ou automatizadas, das movimentações ocorridas, isso te fornece um histórico dos preços de cada item vendido. Entender essa dinâmica facilita a compreensão sobre como trabalhar suas ofertas e a aderência que ela terá pelo mercado.

 

Você consegue ser pró-ativo e superar concorrentes

Ao acompanhar seus concorrentes diariamente, é possível tomar decisões muito mais rápidas. Você já tem uma boa ideia do comportamento dos preços dos produtos e como pode trabalhar suas estratégias, portanto, é só ser pró-ativo e agir!

 

É possível pensar sobre o preço estrategicamente

O acompanhamento diário gera insights sobre seu negócio e sobre o mercado. Essa combinação é bastante poderosa porque cria espaço para que você planeje melhor suas estratégias, defina quais itens manter ou remover de seu portfólio e quando irá ou não praticar descontos ou aumentar o markup.

 

Você consegue antever ações de concorrentes antes deles

Antes que os concorrentes vejam suas ações, você é capaz de antever as deles. O acompanhamento frequente te dá uma enorme vantagem competitiva, pois você conhece o cenário que está lidando e age antes dos outros varejistas, protegendo seus ganhos em número de vendas ou lucratividade.

 

Estas são as principais razões para monitorar seus concorrentes todos dias!

Compartilhe essa postagem

Por que varejistas devem monitorar concorrentes diariamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *