manter o buy box

Conquistar a posição do buy box para suas ofertas é uma forma de impactar mais clientes nos marketplaces. Por outro lado, uma simples alteração de preço pelos concorrentes pode levá-lo a tomar essa posição de você, caso o frete, avaliações e estoque de vocês sejam similares.

Por isso, além de conquistar o destaque, é importante ser estratégico para manter o buy box dos produtos que você vende e que geram alto faturamento. Isso é algo que pode ser feito por meio de uma ferramenta de inteligência de preço e monitoramento de marketplace, como o Sieve Seller.

Por meio do Sieve Seller é possível conhecer: quantos e quais de seus produtos estão no buy box e dos que estão fora, quais deles perdem ou ganham no preço. Como este é um dos fatores mais importantes analisados na escolha do destaque, os dados são muito estratégicos para identificar o comportamento de seus produtos em todos os cenários, inclusive dos que já estão (e você deseja manter) no buy box.

 

Monitoramento focado em manter o buy box

Analise quais de seus produtos já estão no buy box. O Sieve Seller pode passar essa informação com detalhes. É ideal que você segmente entre todos eles, os que estão no destaque e ganham por preço e os que estão nessa posição apesar de perderem por preço.

A análise ajuda a entender quanto o preço pode ter pesado para garantir o buy box para seu produto e o impacto de outros fatores, como frete, avaliação que os clientes fizeram da loja, estoque, além de performance de entrega.

Se o item está no buy box e perde por preço, você pode monitorá-lo para entender quando é relevante alterar o valor da oferta, tornando-a mais competitiva para manter o produto no destaque.

Se o produto está no buy box e já possui o menor preço você deve acompanhá-lo para identificar quando o concorrente diminui o preço e ameaça seu boy box. Até que competidores façam alguma modificação, você também pode identificar qual o gap de preço de seus produtos para ofertas dos demais lojistas. Se esse valor foi muito alto, é possível considerar um aumento de seu markup, aumentando pouco o preço, mas mantendo o buy box.

Exemplo:

As lojas 1 e 2 possuem avaliações iguais, mesmo valor de  frete e performance de frete. O preço do produto é o único diferencial entre elas.

Loja 1: R$98,00

Loja 2: R$112,00

Loja 3: R$114,00

Loja 4: R$117,00

A Loja 1 poderia aumentar a margem, vendendo o item a R$105,00, por exemplo, e sem perder o buy box.

 

Conquistando buy box para outros produtos

Vale lembrar que as ferramentas de monitoramento de marketplace também ajudam a orientar estratégias de preço para ganhar o buy box para a venda de outros produtos além dos que você já possui.

Os dados de inteligência podem apontar os itens onde você está fora do buy box e perdendo por preço e, com isso, é possível considerar baixar o preço daqueles onde houver margem de negociação e tentar obter o destaque para aqueles itens.

 

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Como usar o Sieve Seller para manter o buy box – e conquistar outros
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