posição no buy box

Se você já conquistou o buy box nos marketplaces para alguns de seus produtos pode ter a impressão que chegou ao ápice do destaque e não há mais nada com o que se preocupar. Mas, isso está longe de ser verdade já que a posição é recalculada a cada vez que o cliente faz uma busca e o mercado é bastante dinâmico, com concorrentes alterando preços o tempo todo.

Se você chegou ao buy box, isso é ótimo, mas é hora de zelar para que seus produtos continuem destacados nos marketplaces e que uma oferta mais barata do concorrente não “roube” essa posição de você.

A seguir estão algumas maneiras de proteger sua posição no buy box:

 

1) Saiba quais produtos estão dentro e fora do buy box

Primeiramente é preciso conhecer todos os seus produtos que estão dentro e fora do buy box. Essa visão é fundamental para direcionar sua estratégia de manter o destaque para todos estes itens (e não apenas para alguns). Além disso, será possível criar uma estratégia paralela para conquistar essa posição para todos os itens que estiverem sem destaque. Para fazer isso, é simples: uma ferramenta de monitoramento de marketplace pode fornecer dados ordenados e muito claros sobre isso de forma rápida, evitando um trabalho lento, manual e com maior propensão a erro.

 

2) Saiba se os itens do buy box estão com o menor preço

Outro processo, também facilmente solucionado pelo monitoramento de marketplace, é acompanhar quantos e quais de seus produtos do buy box estão com o menor preço praticado no canal. Essa visão é muito importante para entender o quanto o preço está ou não influenciando seu posicionamento. Isso poderá ajudá-lo a tomar as ações mais certeiras caso perca o buy box e ajustar o que puder melhorar para não perder essa posição.

Além disso, é possível entender qual seu gap de preço para os demais concorrentes para aumentar sua margem de lucro. Se a diferença for de R$30, por exemplo, você pode subir o preço em R$20, mantendo o menor preço, mas com um ganho maior de receita.

 

3) Acompanhe o buy box diariamente

Ainda que as ferramentas ajudem fornecendo dados constantemente atualizados, acompanhar o buy box é algo que você ou alguém de sua equipe deverá fazer. Acessar a ferramenta, acompanhar mudanças de cenário ou ameaças deve ser feito com frequência.

Procure separar um tempo do seu dia para fazer esse gerenciamento e entender o que foi mantido e se os concorrentes fizerem alguma mudança que afetou seu posicionamento. É uma análise muito rápida, mas que precisa sim ser feita com frequência para que a tomada de decisões também seja veloz e proteja seu negócio.

 

4) Saiba quando baixar o preço para manter o buy box

Se você identificar que algum concorrente está ameaçando seu atual posicionamento no buy box, também pode considerar baixar um pouco o preço dos itens e ganhar vantagem para se manter no destaque.

Às vezes, a posição no buy box fará mais sentido em sua estratégia, já que pode ajudar a vender maior quantidade de itens e, se for esse caso, um preço muito alto pode ameaçar seu posicionamento no destaque. Por isso, analise também se é ou não relevante reduzir um pouco o valor de suas ofertas no buy box que estejam perdendo por preço para aumentar ainda mais sua pontuação e proteger seu lugar no ranking.

De olho neste fatores, será possível manter e proteger suas ofertas no buy box.


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4 maneiras de proteger sua posição no buy box
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