inteligência competitiva

A inteligência competitiva pode ajudá-lo a se destacar dos concorrentes, manter sua estratégia de posicionamento por preço e melhorar sua lucratividade.

O Sieve Product, por exemplo, é uma ferramenta completa nesse sentido, trazendo a visão de concorrentes, histórico de preços, dados como disponibilidade de produtos e outras informações que ajudam a destacar seu negócio.

A seguir, listamos algumas razões que mostram porque vale a pena contar com a inteligência competitiva do Sieve Product em sua estratégia no varejo:

 

1) Monitorar seus concorrentes

O Sieve Product te permite monitorar seus concorrentes. Com ele, você consegue ter uma percepção de todos os e-commerces que vendem os mesmos produtos que você, se os itens estão disponíveis e por qual preço são oferecidos.

Exemplo: você poderá tomar a decisão de parar de vender um item pouco relevante para seu negócio e que só você continua a vender. Em outro cenário, você também poderia aumentar seu preço para um item muito desejado e que apenas sua loja possui estoque.

 

2) Tomar decisões conscientes sobre seu preço

Como é possível acompanhar a forma como seus concorrentes precificam os produtos que você vende, isso te ajuda a tomar decisões estratégicas sobre seu preço. Se você pretende se posicionar sempre com a oferta mais competitiva, por exemplo, pode ajustar seus preços para poucos reais ou centavos abaixo dos valores que eles praticam.

Exemplo: seu preço é R$200,00, o concorrente mais agressivo vende o item a R$190,00. Se tiver condições de baixar a margem, poderá passar a vender o item por R$185,00, por exemplo.

 

3) Antecipar ações estratégicas

Você terá acesso a um histórico de seus preços e dos concorrentes ao utilizar o Sieve Product, com isso, pode conhecer tendências em datas específicas, dias da semana ou meses. Esta visão poderá ajudá-lo a antecipar a tomada de decisões estratégicas para seu negócio, com o objetivo de se destacar dos concorrentes.

Exemplo: seus concorrentes sempre praticam ofertas durante o mês de janeiro. Com isso, você poderá pensar em ações especiais em seu site ao longo desse mesmo período.

 

4) Melhorar sua margem de lucro

Conhecer preços dos concorrentes também poderá ajudá-lo a melhorar sua margem de lucro mesmo que você pretenda ter os produtos mais baratos do mercado. Se você identifica que o competidor “A” possui um preço pouco acima do seu, mas mais barato que os demais concorrentes, pode identificar o gap entre as ofertas de vocês e subir um pouco seu preço, melhorado a lucratividade.

Exemplo: seu preço é R$200,00, o concorrente mais agressivo vende o item a R$220,00. Você pode passar a vender o item por R$210,00, por exemplo, mantendo sua oferta mais competitiva, mas melhorando sua margem de lucro em R$10,00 por produto.

 

Leia também:

3 problemas na estratégia de preço quando você não monitora concorrentes

Compartilhe essa postagem

4 razões para utilizar inteligência competitiva em sua estratégia no varejo
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *