Investir ou não em uma política de frete grátis na sua loja virtual implica, na maioria das vezes, em deixar de lado uma parte da margem de lucro sobre os itens vendidos.

Porém, o frete gratuito é considerado um dos principais fatores de divulgação boca a boca dos e-commerces, já que a estratégia faz com que os consumidores coloquem mais produtos no carrinho. Isso acontece porque muitos usuários costumam desistir da compra quando notam que, em alguns casos, não compensa pagar pela entrega do item desejado.

Além disso, se você ainda não pensa em abrir mão de cobrar pelo envio, é provável que a sua loja corra o risco de perder os clientes para outro e-commerce que ofereça políticas de frete mais flexíveis.

Benefícios de oferecer frete grátis na sua loja virtual

  • Aumento de vendas;
  • Clientes fidelizados;
  • Aumento da competitividade;
  • Redução do abandono de carrinhos;
  • Mais tráfego para o site.

3 maneiras de oferecer frete grátis sem ficar no prejuízo

Nesse contexto, listamos algumas maneiras de oferecer frete grátis sem que a sua loja seja prejudicada. Confira!

1. Frete grátis a partir de um valor mínimo determinado

Determinar um valor mínimo de compras para ganhar o frete grátis é uma excelente estratégia. Aqui, a dica é ter uma folga na margem para que você consiga arcar com as despesas da entrega sem entrar no prejuízo. Por exemplo: “válido para todo o Brasil nas compras acima de 150 reais”.

2. Frete grátis apenas em algumas épocas do ano

Em algumas épocas do ano, como Natal, Black Friday ou Dia das Mães, os consumidores esperam que os e-commerces ofereçam frete grátis. Sendo assim, defina um período para a cortesia e, consequentemente, aumente as vendas e competitividade entre os concorrentes.

3. Frete grátis para regiões específicas

Que tal abrir mão de cobrar o valor do frete em regiões específicas? Você pode, por exemplo, entregar de graça apenas em endereços localizados a até 100 quilômetros de distância do seu centro de distribuição.

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