Precificar produtos é uma estratégia de vendas muito importante para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, independente do segmento que atuam.

Isso acontece porque qualquer alteração de preços sem uma análise correta pode provocar situações prejudiciais para o negócio como perda de vendas, diminuição do faturamento, estoque parado, entre outros.

Assim, uma das maneiras mais eficientes de definir os valores dos seus produtos é fazer um bom estudo da concorrência.

Por que é importante precificar produtos baseado na concorrência?

Uma das maiores vantagens de precificar produtos de acordo com os concorrentes é a implantação de um processo de observação do mercado em que o negócio está presente.

Dessa forma, a empresa que investe nesse modelo está sempre ligada a tudo que acontece em sua volta e, assim, consegue responder rapidamente às ações praticadas por outras empresas do mesmo mercado ou segmento.

Além disso, a estratégia de vendas de qualquer empresa precisa ser relacionada à de precificação de seus produtos e serviços, já que uma influencia diretamente no desempenho da outra.

Abaixo listamos alguns motivos que vão te convencer ainda mais da importância de estabelecer um bom preço para os seus produtos. Confira!

  • Deixar o consumidor satisfeito: um valor que se ajusta ao bolso do consumidor é um dos principais motivos para ele comprar da sua loja;
  • Determinar o público-alvo: o preço é também uma maneira de dizer ao mercado a que perfil de cliente sua empresa é direcionada;
  • Se destacar entre os concorrentes: uma boa política de preço ajuda o gestor a conhecer até onde pode ir para se manter mais competitivo;
  • Oferecer descontos: a definição de uma margem mínima aceitável garante que a empresa não tenha prejuízos na venda;
  • Melhorar resultados: um preço de venda adequado gera lucro e desenvolvimento. Já uma definição errada compromete os resultados e pode causar danos ao negócio.

Como precificar produtos dos concorrentes?

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