Abrir uma loja virtual é um passo importante para qualquer empreendedor. Por isso, é importante conhecer alguns pontos fundamentais que vão garantir uma boa estruturação do seu e-commerce, das suas estratégias e, consequentemente, que gerarão bons resultados.

Você pode estar começando um negócio agora ou, talvez, tentando migrar do comércio físico para o digital. De qualquer forma, deve entender que o universo online é gigante. Portanto, estar preparado para fazer parte dele vai fazer toda a diferença.

Como funciona um e-commerce?

Para fazer a sua loja virtual funcionar, ela precisa, além de ter os seus produtos a venda, de um ecossistema de venda, faturamento, frete, entrega, etc. Ou seja, seu e-commerce precisa ter uma estrutura logística rodando de forma adequada, a fim de que seus processos sejam realizados no melhor modo e tempo.

O mais importante é pensar em demanda. É fundamental que você encontre uma plataforma que atenda a sua demanda agora, óbvio, mas que não te deixe na mão depois. Portanto saber tudo sobre as plataformas, meios de pagamento, segurança online, etc, deve ser a sua primeira preocupação.

Quem será o público-alvo de sua loja virtual?

Quem é o seu público-alvo? Quem já compra seus produtos? Quem você quer que comece a comprar? Antes de estruturar sua loja virtual, ter as respostas para essas perguntas é essencial. Assim, é possível entregar ao seu público a identidade, conteúdo e linguagem ideal para ele. Afinal, ele precisa se sentir representado pela sua marca e ter empatia por seu negócio, só assim irá comprar os seus produtos.

Então, não deixe de fazer uma pesquisa aprofundada sobre o seu público: quem são eles, qual é a idade, onde moram, qual o gênero, como compram, etc.

Qual é o plano de negócio do seu e-commerce?

Para ter sucesso com a sua loja virtual, é importante pensar primeiro no seu plano de negócio. Isso envolve um planejamento a curto, médio e longo prazo sobre suas expectativas para o e-commerce. Assim, você poderá basear suas ações no que pretende obter de resultado.

Nessa etapa, defina orçamento, tamanho da sua margem, quais são os tipos de despesas fixas, qual a expectativa de ROI (Retorno Sobre Investimento) e tudo o que julgar importante e que vá fazer diferença no seu plano de ação.

Está preparado para abrir sua loja virtual? Quer mais informações sobre o universo do varejo online? Então, continue acompanhando o blog da Sieve!

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