Um dos fatores mais importantes a serem pensados por uma equipe de e-commerce ou marketplaces são os custos de frete, já que isso pode interferir bastante na competitividade, decisão de compra dos consumidores e faturamento de uma loja virtual. Por esse motivo, listamos algumas dicas simples que podem te ajudar. Confira!

Invista em parcerias para reduzir custos de frete

Uma ótima estratégia para diminuir os custos de frete é oferecer diferentes opções de entrega, desde os Correios até serviços de motoboy para cargas pequenas e distâncias menores, por exemplo. Quando se trata de cargas maiores, é interessante também fechar parcerias com transportadoras, que costumam ser flexíveis e podem chegar a um valor final amigável.

Faça o planejamento da logística da sua empresa

Pensar em um planejamento de logística para e-commerce também é muito importante, afinal um dos principais fatores do fracasso de uma loja online é uma má reputação por uma entrega não realizada dentro do prazo estipulado.

Dessa forma, a melhor maneira é investir em um sistema de ERP, software de gestão empresarial que une emissão de notas fiscais, fluxos de caixa e de pedidos, estoque, entre outros. Ele vai permitir que todos os setores do e-commerce conversem entre si, automatizando todas as áreas envolvidas na entrega.

Negocie o agendamento de entregas

Um fator que aumenta bastante os custos de frete são rotas com poucos produtos, em que os veículos ficam praticamente vazios. Esse cenário fica ainda pior quando ocorrem tentativas de entrega em momentos que o cliente não está em casa, pois o resultado são gastos extras com combustível e entregador, por exemplo.

Aqui, uma boa alternativa para solucionar o problema é negociar dias específicos com os clientes, o que permite que você consiga criar rotas otimizadas, aproveitando melhor a capacidade dos veículos e diminuindo o número de viagens.

Por fim, investir no monitoramento de preço da Sieve também pode ser uma boa estratégia, já que o valor do frete definido será um dos principais pontos a serem levados em conta no momento da decisão de compra do consumidor. Nós entregamos inteligência de preço e posicionamento de mercado, por meio de dados confiáveis, precisos e completos. Entre em contato e saiba mais!

Leia também:

Frete grátis: quando vale a pena oferecer?

A que ponto o valor do frete interfere na decisão de compra do consumidor

4 dicas simples para conquistar o buy box

Compartilhe essa postagem

Como diminuir os custos de frete da minha loja online?
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *