Você sabe como pensar em uma estratégia de precificação de produtos sem prejudicar o posicionamento de marca da sua empresa? Esse é um dos principais desafios dos gestores no momento de elaborar ações para se destacar entre os concorrentes no mercado atual. Leia mais sobre o assunto abaixo!

Qual é a relação entre o posicionamento de marca e a precificação de produtos?

Em primeiro lugar, o posicionamento tem conexão direta com a reputação da marca, que é a forma como ela é percebida pelos consumidores e, no caso de e-commerces, influencia diretamente na decisão de compra dos clientes.

Nesse contexto, é comum que as empresas trabalhem seu posicionamento a partir da precificação de produtos. Ou seja, a marca ser a mais barata ou mais cara do mercado pode ser um caminho para buscar a diferenciação.

Porém, é importante definir a estratégia com calma. Afinal, se posicionar com um preço mais alto, por exemplo, só vai funcionar para empresas que conseguem, através dos atributos do produto, entregar mais para os clientes. Em outras palavras, essa estratégia necessita de consistência.

Ao mesmo tempo, oferecer o melhor preço também pode ser uma estratégia complicada. Ela exige, além de mudanças nos processos internos, monitoramento constante dos concorrentes. Aqui, é preciso se atentar para que a estratégia não prejudique a proposta de valor do produto.

É preciso levar em conta se a precificação de produtos vai ajudar a atrair consumidores que, por algum motivo, estão insatisfeitos com as marcas concorrentes ou também consumidores que definem suas compras online a partir do preço.

Como acertar na estratégia de precificação de produtos?

Já entendemos que uma estratégia eficaz de precificação de produtos pode ajudar a definir o posicionamento de marca, certo? Agora, o desafio para os gestores é conseguir fazer uma análise de todas as variáveis envolvidas nesse processo.

Para acertar, é essencial ter em mãos o máximo de informações possíveis sobre a concorrência e, também, sobre o comportamento dos consumidores.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, existem diversas empresas especializadas, como a Sieve, que podem te ajudar a alinhar as estratégias de posicionamento de marca e precificação de produtos. Entre em contato conosco e saiba mais!

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Como o posicionamento de marca interfere na precificação de produtos?

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