O número de e-commerces no Brasil e no mundo cresce cada vez mais a cada dia e, consequentemente, a concorrência também vem aumentando e tornando o segmento extremamente competitivo. Por esse motivo, é importante que você entenda a importância do monitoramento de mercado para atuar da melhor forma no ambiente de vendas virtual.

O que é monitoramento de mercado e por que é importante?

O monitoramento de mercado é o acompanhamento de informações relevantes (como os desejos dos consumidores ou tendências de mercado) que possam impactar na sua empresa.

Sendo assim, entender como a concorrência está trabalhando é uma das mais importantes estratégias, já que assim é possível decidir os melhores caminhos para o sucesso do seu negócio, principalmente quando o objetivo é superar as expectativas dos clientes.

Sem contar que determinadas táticas aplicadas pelos concorrentes, como uma promoção, por exemplo, podem impactar diretamente nas vendas da sua empresa

Dicas para fazer um bom monitoramento de mercado

Existem algumas práticas eficientes que podem ajudar você a fazer um bom monitoramento de mercado. Confira algumas dicas abaixo:

  1. Faça uma análise das promoções realizadas pelos concorrentes e busque uma maneira de oferecer algo melhor e mais atrativo;
  2. Saiba quais itens eles vendem mais e ofereça produtos diferentes e inovadores para se destacar;
  3. Estude diferentes e-commerces para gerar novas ideias de palavras-chave e criar campanhas de marketing atraentes;
  4. Confira se a sua empresa está bem posicionada na busca orgânica do Google e descubra quais são as principais estratégias das lojas que aparecem primeiro;
  5. Entenda a estratégia de precificação das lojas concorrentes para fazer alterações nos preços oferecidos no seu e-commerce.

É importante que você entenda que o monitoramento de mercado não é simplesmente copiar o que os concorrentes estão fazendo, mas sim conhecer suas principais estratégias e desenhar planos de ação para superá-las.

Aproveite para conferir também o nosso artigo que explica como o monitoramento de preço pode alavancar suas vendas!

Leia também:

3 passos para conquistar o preço ideal na sua loja virtual

Como o posicionamento de marca interfere na precificação de produtos?

Como vender mais em marketplaces: 3 dicas eficientes

Compartilhe essa postagem

Por que o monitoramento de mercado de lojas virtuais é importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *