Diversos fatores são importantes para o sucesso de uma empresa. Entre eles, pensar na logística, que deve ser bem planejada, executada e controlada. Uma das maneiras de fazer uma boa gestão desse setor é pensar em medidas que auxiliem na redução dos custos logísticos do seu e-commerce. Listamos abaixo 3 dicas. Confira!

1. Saiba quais são os seus custos logísticos

Em primeiro lugar, é importante saber quais são os seus custos logísticos. Para quem é iniciante no assunto, a logística engloba as seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte.

Dessa forma, é fundamental que você conheça quais são esses gastos para que consiga tomar decisões mais assertivas. É possível fazer um comparativo de custos x orçamento, que ajuda a entender em quais categorias os custos estão maiores do que devem e quais pontos precisam de atenção. Assim, fica mais simples definir metas e acompanhar os resultados do e-commerce.

2. Invista na tecnologia

As soluções tecnológicas podem ser excelentes aliadas do setor de logística, já que trazem vantagens como redução de desperdícios, agilidade nas entregas, melhorias nos produtos e, claro, diminuição dos custos logísticos.

Existem 2 soluções eficazes para aprimorar a sua gestão logística. São elas:

WMS

Voltado para o controle de rotinas dentro do estoque, o WMS auxilia em processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição.

TMS

Já o TMS (ferramenta para gestão de transporte) oferece soluções como a consolidação de cargas, monitoramento das entregas, gestão de ocorrências, auditoria de faturas e roteirizador, que também é eficaz quando o objetivo é reduzir os custos logísticos.

3. Acompanhe os resultados com métricas de desempenho

Acompanhar os resultados do seu e-commerce com as KPIs (métricas de desempenho) também é indispensável. Isso porque essas ferramentas de gestão ajudam a reduzir os custos logísticos através da identificação de falhas e oportunidades de melhoria. Dessa forma, você pode acompanhar métricas como custos com fretes, custo do estoque, índice de itens deteriorados ou extraviados e a quantidade de reentregas.

O que achou do nosso artigo? Nesse contexto, é importante que você saiba também como diminuir os custos de frete da sua loja online.

Compartilhe essa postagem

Como reduzir custos logísticos: 3 dicas essenciais
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *