Todo mundo já sabe que o preço é um dos fatores mais importantes que incidem sobre a decisão de compra do consumidor. Por esse motivo, é essencial que os valores dos produtos de um e-commerce sejam calculados dentro de uma margem aceitável, que permitirá o aumento das vendas e, consequentemente, os lucros. Nesse contexto, deve-se levar em conta alguns elementos que podem influenciar na otimização de preços, tais como o custo do produto, os concorrentes e os impostos.

O que é otimização de preços e por que é importante?

A otimização de preços permite o cálculo da elasticidade de preço ou como ele pode variar em diferentes níveis de demanda. Em outras palavras, essa otimização ajuda a prever demandas, desenvolver estratégias de preços ou promoções, controlar estoques e, assim, aumentar o nível de satisfação dos consumidores.

Confira abaixo 3 dicas eficazes para garantir a otimização de preços no seu e-commerce:

Analise os concorrentes

Se o objetivo é oferecer preços competitivos no seu e-commerce, fazer uma análise da concorrência é uma das primeiras coisas que você deve pensar. Sendo assim, comece fazendo uma boa pesquisa de mercado e entenda qual é o valor médio praticado pelos seus principais concorrentes. Dessa forma, você vai saber quanto o mercado está efetivamente disposto a pagar pelo seu produto.

Saiba quais são os seus diferenciais

Outra maneira de garantir a otimização de preços no e-commerce é identificar quais são os diferenciais que a sua marca e produtos oferecem aos consumidores. Aqui, trata-se do famoso “valor agregado”, que leva em conta não apenas o preço do produto, mas também a imagem da empresa, qualidade dos itens, exclusividade do serviço, entre outros.

Estude o seu estoque

A estratégia de estudar os estoques também é fundamental. Portanto, configure as ações de aumento ou redução de preços de acordo com a disponibilidade de itens no seu próprio estoque e, claro, das lojas concorrentes. Assim, você não fica com muitos produtos parados e evita o prejuízo.

E aí? O que achou dessas dicas simples de otimização de preços no e-commerce? Continue acompanhando o blog da Sieve para mais assuntos sobre precificação!

Leia também

Como fazer análise de mercado em um e-commerce?

3 erros mais comuns ao definir preços de produtos

Tendências do varejo em 2019 para a sua empresa

Compartilhe essa postagem

Otimização de preços no e-commerce: por que é importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *