Muitos empreendedores ainda não perceberam que a estratégia de pensar na etapa de logística pode estar diretamente ligada a uma boa experiência do cliente no e-commerce.

Se você é um deles, saiba que o setor deixou de cuidar de rotinas somente operacionais e agora pode ser trabalhado como uma estratégia eficaz. Por isso, é fundamental estudar soluções de como melhorá-lo.

Como melhorar a experiência do cliente na etapa da logística?

É muito importante tornar a etapa da logística a experiência mais agradável possível ao cliente, afinal a expectativa de receber a encomenda é um dos momentos mais delicados de todo o processo de compra. Pensando nesse contexto, listamos abaixo 3 dicas que podem ajudar a aprimorar a experiência do cliente:

1. Utilize mais de uma transportadora

Evite fechar contrato com somente uma transportadora. Isso pode deixar seu e-commerce limitado a condições como preços e prazos que, consequentemente, vão refletir na experiência do cliente. O cenário ideal é contar com mais opções de transporte para assegurar maior margem e flexibilidade nos serviços oferecidos.

2. Disponibilize informações sobre o processo de compra

A falta de informações sobre o processo de compra é um dos principais problemas enfrentados pelos consumidores virtuais. Portanto, é essencial garantir a visibilidade do andamento do pedido e investir em uma comunicação proativa para evitar que eles precisem acionar a central de atendimento e tirar dúvidas sobre a entrega. Ao poder acompanhar a evolução da entrega, os consumidores passarão a confiar na sua empresa.

3. Ofereça autonomia para o cliente

Ao oferecer autonomia para o cliente no momento de concluir a compra, sem dúvidas você o deixará mais satisfeito. Se pensarmos nas opções de frete como exemplo, é possível disponibilizar um menu para que ele possa decidir qual alternativa se encaixa melhor nas suas necessidades:

  • Frete normal: preço e prazo médios praticados no mercado;
  • Frete urgente: prazos menores com fretes mais caros;
  • Same day delivery: entrega no mesmo dia com frete ainda mais caro.

A diversidade de opções associada a bons preços de produtos são fatores que agradam os consumidores e os fazem priorizar pelo seu e-commerce na hora das compras.

Continue acompanhando o blog da Sieve para mais conteúdos relacionados ao universo do e-commerce!

Leia também:

Otimização de preços no e-commerce: por que é importante?

Como o cliente avalia a oferta com melhor condição de compra?

Por que o monitoramento de mercado de lojas virtuais é importante?

Compartilhe essa postagem

Experiência do cliente: como encantá-los na hora da entrega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *