Fazer o monitoramento de concorrentes é uma das melhores maneiras de se manter competitivo, identificar oportunidades, encontrar boas estratégias, aumentar as vendas e ganhar destaque no mercado.

Se você tem um e-commerce ou vende produtos em marketplaces, aproveite para conferir este artigo, que conta com algumas dicas simples para ajudar no monitoramento das ações praticadas pela concorrência.

Como fazer um monitoramento de concorrentes eficaz?

Para fazer um bom monitoramento de concorrentes e encontrar brechas de mercado, gerando mais valor para o seu negócio, é importante que você faça uma análise das ações mais relevantes. Afinal, as empresas de grande sucesso são as que investem na estratégia com frequência. Confira abaixo e supere as expectativas dos seus clientes:

1. Defina quais são os principais concorrentes

É muito importante definir quem são os seus concorrentes principais, que atendem o mesmo público-alvo da sua empresa e oferecem produtos com alto padrão de qualidade. Uma boa dica é pesquisar por palavras-chave e descobrir quais são as empresas que lideram as buscas por produtos/termos que você pretende ranquear.

2. Inscreva-se para receber conteúdos

Outra boa dica de monitoramento de concorrentes é se inscrever com um e-mail pessoal nas listas dos sites concorrentes, para assim receber todos os conteúdos enviados para a base deles. Além disso, você pode também entrar em contato com a equipe de suporte e, ainda, interagir em suas redes sociais. Essa estratégia ajuda na identificação das principais ações dos concorrentes no momento de nutrir o relacionamento com seus consumidores.

3. Estude a precificação ideal para o seu negócio

Para que você consiga fazer a precificação ideal nos produtos do seu e-commerce, será preciso estudar os valores praticados pelos concorrentes. Porém, é importante que você não abaixe o preço a ponto de prejudicar o financeiro do seu negócio, portanto se você não puder diminuir os custos, ofereça aos clientes outros fatores como diferenciais da sua loja virtual.

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