Você pode aumentar as vendas no marketplace quando conta com a ajuda de parceiros específicos para proteger os dados dos seus clientes, gerenciar os anúncios, organizar o setor de estoque e logística. Contudo, outro fator importante é estudar o que as outras empresas andam fazendo, ou seja, realizar uma pesquisa de concorrentes.

Ela serve para você entender o comportamento do mercado, comparando preços, produtos e qualidade de atendimento oferecidos pelas demais empresas do seu setor.

Pesquisa de concorrentes: saiba o que fazer para se destacar

Mas afinal, você sabe como melhorar a sua pesquisa de concorrência e sair na frente de todos? Confira 3 dicas:

1. Conheça e defina seus concorrentes

Como você ganha o jogo se não sabe com quem está jogando? Para realizar uma pesquisa de concorrentes eficaz, identifique e conheça bem quem são os players do mercado. Quando você sabe de fato quem são seus concorrentes, aprofunda o conhecimento sobre eles e pode descobrir onde estão as fraquezas de cada um.

A internet tem facilitado muito a forma como conseguimos informações, aproveite as redes sociais e sites das empresas, especialmente a parte de “Quem somos” ou “Sobre nós” para entender a história delas, a forma como se comunicam com os clientes e qual espaço buscam no mercado.

2. Estude o mercado a todo momento

Uma boa estratégia de pesquisa de concorrentes precisa ser atualizada sempre que possível. Isso porque o mercado se transforma o tempo todo e os gostos e preferências do público podem mudar rapidamente, fazendo com que novas ideias e tendências apareçam. E para acompanhar essas mudanças, os seus concorrentes também seguem o ritmo e podem repensar suas ações.

Há casos ainda em que os antigos concorrentes deixam de existir e surgem novos. O mais recomendado é você estudar o mercado com certa periodicidade e reunir o máximo de informações possíveis em cada análise.

3. Busque ajuda de especialistas em pesquisa e análise de mercado

Por vezes, realizar uma boa pesquisa de concorrentes pode ser algo complexo e demorado, por isso uma alternativa é buscar profissionais especializados no assunto e/ou estudar por conta própria, a partir de conteúdo desenvolvido por esses profissionais.

Como em qualquer área, o sucesso não surge por acaso, e na área de marketplace não é diferente. Quem busca conhecimento, entende como trabalhar a concorrência e busca inovar em suas ações, se destacando no mercado.

Quer sair na frente? Então continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

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