Você está pensando em vender online, mas não sabe como? Ou já tem sua loja virtual, mas precisa alavancar as vendas? Em qualquer um dos casos, o mercado digital tem movimentado a economia nos últimos anos e cada vez mais pessoas desenvolvem seu negócio na internet. Saiba que, inicialmente, para construir um e-commerce de sucesso você precisa definir a sua estratégia, método de atuação, processos e questões técnicas.

Apesar de parecer bastante coisa, o passo a passo é simples de seguir. Confira.

Um e-commerce de sucesso começa com a definição de estratégia

Como dito anteriormente, antes mesmo de colocar o seu site no ar, você precisa pensar:

  • O que devo vender?
  • Qual meu público? Ou seja, nicho de atuação?
  • Qual plataforma e domínio vou utilizar?
  • Quais formas de entrega posso oferecer?
  • Como realizar a precificação de produtos?
  • Como devo planejar minhas metas para ter um crescimento saudável?

Essas são algumas das questões que precisam ser bem definidas. Isso porque há muita concorrência no mercado e as empresas que possuem um plano de negócio saem na frente.

Outro detalhe que merece atenção é a maneira como você atenderá as pessoas, seja por chat, e-mail ou telefone. No ambiente virtual é necessário garantir suporte em todos os momentos, pois as vendas podem acontecer a qualquer hora do dia.

Assim, para evitar frustrações, dívidas e até fechamento da loja online de forma inesperada, invista na sua estratégia inicial.

Saiba onde vai vender

Você vai vender onde? Apenas no seu próprio e-commerce?

Considere também anunciar seus produtos em um marketplace. Além de ser necessário pouco investimento financeiro, a sua marca ganha muita visibilidade, pois grandes e-commerces, como Americanas.com, Submarino e Shoptime já possuem milhões de visitas diárias.

Apesar de ser a opção mais inteligente e prática, essa não é a única. Você pode investir também em marketing de conteúdo e SEO, escrevendo sobre temas relacionados ao seu negócio no blog de seu próprio e-commerce, a fim de aparecer nas pesquisas nos mecanismos de busca e gerar mais tráfego a sua loja virtual. Entretanto, é válido destacar que partindo para essa tática será preciso tempo, esforço e uma boa dose de conhecimento sobre marketing digital.

Escolha plataformas e domínios adequados

Um bom domínio é essencial para você vender sem se preocupar com interrupções no site, quedas ou dificuldade técnicas.

Procure empresas sérias, afinal como você vai passar confiança aos visitantes se a sua loja virtual ficar fora do ar constantemente? A instabilidade do seu site pode afetar a performance e SEO, prejudicando a posição dele nos mecanismos de busca.

Em segundo lugar, encontre uma plataforma que seja de fácil personalização e deixe sua loja virtual com um visual limpo, bonito e intuitivo.

Para finalizar, considere contratar serviços de segurança especializados que protegem seu e-commerce de ataques e invasões, com blindagem de sites, certificados SSL e mais.

Crie sua marca, adicione e organize os produtos

Sua marca é a forma como as pessoas reconhecem sua loja e seus produtos, gerando credibilidade. Por isso, mesmo que você dedique a maior parte do seu esforço vendendo nos marketplaces, crie sua marca e dê uma aparência única a ela.

Não precisa gastar semanas ou meses pensando em um grande logotipo ou slogan (frase de efeito), mas tenha a identidade visual bem definida.

Em seguida, insira seus anúncios. Todos os produtos devem conter boas fotos e descrição detalhada, para que o público entenda o que é e para que serve. Lembre-se que a descrição do produto também influencia na relevância da marca.

Após as descrições, classifique os itens por categorias. Vende toalhas? Coloque na sessão de cama, mesa e banho. Celulares devem ficar com os eletrônicos e assim por diante.

Essa organização é importante porque facilita a navegação dos usuários, garantindo que eles encontrem mais rápido o que precisam.

Ofereça uma experiência de compra inesquecível

O carrinho de compras é o último passo antes de concretizar a venda e, coincidência ou não, é o lugar onde há maior taxa de abandono de compra. Então, se você deseja possuir um e-commerce de sucesso, vai ter que ir contra as estatísticas.

As causas podem ser variadas, mas entre as principais estão:

  • Dificuldade para adicionar ou excluir itens do carrinho;
  • Preço diferente do anunciado;
  • Frete com valor elevado;
  • Poucas formas de pagamento disponíveis.

Sendo assim, ofereça menores taxas de frete ou frete gratuito, permita a compra com poucos cliques e na tela de pagamento disponibilize pagamento facilitado, com todas as formas possíveis.

Se o abandono persistir, vale a pena enviar e-mails com promoções e cupons de descontos exclusivos.

Um e-commerce de sucesso entende a dinâmica de preço e entrega

No mundo digital as coisas são dinâmicas, e isso inclui o mercado. Apesar de ter uma estratégia bem definida, entenda que os preços dos produtos e formas de entregas mudam constantemente. Por isso, fique atento aos movimentos de seus concorrentes para não ficar atrás.

Seus preços devem ser atrativos e, ao mesmo tempo, não podem comprometer sua margem de lucro.

O monitoramento de preços serve para acompanhar as tendências do mercado e comportamento dos visitantes no seu site. Essa é a forma mais eficaz para ter seus anúncios no topo das páginas de marketplaces, ou seja, no buy box.

Acredite, o monitoramento de preços pode ser fator decisivo para diferenciar um e-commerce de sucesso para um e-commerce comum. Entenda como ele pode impactar nas suas vendas, clique aqui.

Leia também

Como oferecer melhores preços e se destacar no marketplace?

Processo de compra ágil: por que é importante no e-commerce?

Como montar uma loja virtual: pontos que você precisa saber

Compartilhe essa postagem

Passo a passo para empreender com um e-commerce de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *